quinta-feira, 22 de abril de 2010



PROJETO DE TRABALHO INTERDISCIPLINAR

TEMA: A importância do ensino da Matemática e da Língua Portuguesa para todos os alunos.

JUSTIFICATIVA: Em nossos dias, a Língua Portuguesa não é pronunciada corretamente, também não é interpretada pelos alunos de diversas escolas, assim como a Matemática. Estas disciplinas, diferentes entre si tem uma grande semelhança, já que uma depende da outra para tudo. São semelhantes na interpretação. Se um aluno não interpreta um texto, também não terá capacidade para interpretar qualquer operação matemática. A Matemática sempre foi um grande desafio para muitos alunos e capturar a sua atenção nas aulas nem sempre é das tarefas mais fáceis. A Língua Portuguesa, apesar de ser menos difícil para os alunos, não deixa de ter sua falta de atenção, já que alguns de seus “capítulos” para os alunos são cansativos. Já trabalhar com formas geométricas e poesia, traz um pouco da criatividade dos alunos, tirando aquela sensação de desgosto.

De acordo com Daniele de Miranda, Graduada em Matemática e participante do Grupo Brasil Escola, a Matemática e o Português vivem lado a lado: um precisa do outro para ser o que são, mas não basta que digamos isto, temos que buscá-los nas escolas, nas salas de aula, nos alunos. A solução é mostrar que ambos estão sempre juntos.

A Língua Portuguesa é variada, possui diversas formas de interpretação, através da poesia, da música, de um texto, de uma frase, de um poema ou até mesmo de uma simples pronuncia. A Matemática também, e se forem usadas para fortalecer essa relação entre as duas disciplinas, os alunos então possam entender a importância em conhecer, aprender e identificar cada um de seus passos para que então possam buscar por um grande futuro.

OBJETIVO GERAL:
Buscar a importância da união da língua Portuguesa e da Matemática.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Identificar formas geométricas através do Tangran.

Atividades:


Confeccionamos cartões de Páscoa com alunos de 7ª e 8ª séries. Na aula de matemática, a professora confeccionou o cartão utilizando o Tangran como corpo do trabalho.
Na aula de Português realizamos a parte escrita do cartão, onde os alunos escreveram mensagens de Páscoa, para todos os professores da escola e funcionários.

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Goreti, estou adorando ver o teu interesse e dedicação em nosso Curso sobre Blog e trabalho desenvolvido com teus alunos. Parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Goreti, sei que já tens uma caminhada significativa em relação as tecnologias na sala de aula e que isso favorece o seu aprendizado nesse curso de blog. Conto com você como exemplo e insentivo para aixiliar nossos colegas professores estimulando, multiplicando e auxiliando com o seu conhecimento, parabéns!!

    ResponderExcluir