terça-feira, 27 de abril de 2010



Ser educador!!!


Ser educador é exercer a mais refinada profissão. Um profissional na arte de melhorar o ser humano, um missionário no desenvolvimento da consciência. Ser educador é verdadeiramente estar comprometido com as pessoas, não somente com o conhecimento, mas acima de tudo com o bom uso desses conhecimentos. Existe uma diferença entre ser professor e ser educador. O professor é um profissional comprometido apenas com o conhecimento e conteúdo. O educador é um profissional comprometido com o conhecimento a fim de evoluir a consciência do ser humano na sua complexidade.

Uma sociedade é formada por indivíduos muitas vezes, cheios de culturas, muitos conhecimentos, muitos argumentos e sem nenhuma consciência. Esta pessoa teve no seu convívio escolar um professor e não um educador. Ela aprendeu os conhecimentos de forma superficial e faz o mesmo uso na sua vida. No momento atual, as escolas estão carentes de educadores, carentes de consciência e carentes de valorização. Ser professor significa distanciar-se da sua real função na educação, e ligar-se no mundo do saber muito e comprometer-se com pouco. Este pensamento leva o professor a separar-se de sua missão e ver que o resultado do seu trabalho não é sua responsabilidade. Sua mente é parada, pensa que sabe tudo e não precisa aprender mais.

O educador sabe que seu o maior desafio é aprender sempre com seus educandos, pois, eles são gerações mais atualizadas do que a sua. Na visão dele, estas crianças são evoluções dos seres humanos. O educador sabe que somente com bom uso do conhecimento pode chegar a desenvolver nestes estudantes grandes consciências. O maior aliado do educador é o tempo. Sabe que grandes construções levam muito tempo e por isso a importância da confiança depositada nesta missão. Vendo a educação de hoje, percebe-se a necessidade urgente de educadores. Ser educador é ir além, é resgatar consciência, começando primeiramente com a sua própria. Aqui está o primeiro grande desafio da profissão, e muitos fazem a opção de serem apenas professores.

Estas palavras têm o intuito de chamar a consciência dos professores, para olharem a sua profissão, e ver a fundamental importância que ela exerce numa nação. Ver que sua profissão forma grandes sociedades. E ao contrário disso, também contribuiu para a deformação de muitas. A função do professor consciente é de resgatar e perceber sua importância na sociedade que está inserido. Ele precisa se perceber e transformar esta profissão em educadores de consciência. Desta forma estará exercendo o verdadeiro papel na prevenção social tão desejada, contra futuros profissionais inconscientes de suas funções. Educar as crianças é o mesmo que prevenir grandes desordens do futuro. Não há outro caminho a ser seguido.

Ser educador é trabalhar o desconhecido que mora dentro de cada criança, de modo que se torne claro aos seus olhos, para que assim se possa crescer. E ver a sua maravilhosa contribuição numa sociedade consciente e melhor. “Professor esta na hora de perceber dentro de si o que é ser verdadeiramente educador”. Valorize sua profissão e reconheça a sua função, que o reconhecimento que tanto se espera de outros comece primeiro com você. Reconheça os grandes educadores que contribuíram para que você hoje pudesse assumir esta profissão. E principalmente reconheça em você, o grande profissional que você se tornou. Trabalhe consciente que o reconhecimento tanto pessoal quanto profissional será uma realidade.
Pesquisa em:www.artigos.com/artigos.

quinta-feira, 22 de abril de 2010



PROJETO DE TRABALHO INTERDISCIPLINAR

TEMA: A importância do ensino da Matemática e da Língua Portuguesa para todos os alunos.

JUSTIFICATIVA: Em nossos dias, a Língua Portuguesa não é pronunciada corretamente, também não é interpretada pelos alunos de diversas escolas, assim como a Matemática. Estas disciplinas, diferentes entre si tem uma grande semelhança, já que uma depende da outra para tudo. São semelhantes na interpretação. Se um aluno não interpreta um texto, também não terá capacidade para interpretar qualquer operação matemática. A Matemática sempre foi um grande desafio para muitos alunos e capturar a sua atenção nas aulas nem sempre é das tarefas mais fáceis. A Língua Portuguesa, apesar de ser menos difícil para os alunos, não deixa de ter sua falta de atenção, já que alguns de seus “capítulos” para os alunos são cansativos. Já trabalhar com formas geométricas e poesia, traz um pouco da criatividade dos alunos, tirando aquela sensação de desgosto.

De acordo com Daniele de Miranda, Graduada em Matemática e participante do Grupo Brasil Escola, a Matemática e o Português vivem lado a lado: um precisa do outro para ser o que são, mas não basta que digamos isto, temos que buscá-los nas escolas, nas salas de aula, nos alunos. A solução é mostrar que ambos estão sempre juntos.

A Língua Portuguesa é variada, possui diversas formas de interpretação, através da poesia, da música, de um texto, de uma frase, de um poema ou até mesmo de uma simples pronuncia. A Matemática também, e se forem usadas para fortalecer essa relação entre as duas disciplinas, os alunos então possam entender a importância em conhecer, aprender e identificar cada um de seus passos para que então possam buscar por um grande futuro.

OBJETIVO GERAL:
Buscar a importância da união da língua Portuguesa e da Matemática.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Identificar formas geométricas através do Tangran.

Atividades:


Confeccionamos cartões de Páscoa com alunos de 7ª e 8ª séries. Na aula de matemática, a professora confeccionou o cartão utilizando o Tangran como corpo do trabalho.
Na aula de Português realizamos a parte escrita do cartão, onde os alunos escreveram mensagens de Páscoa, para todos os professores da escola e funcionários.

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Escolas!!!!!

Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas.

Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do vôo. Pássaros engaiolados são pássaros sob controle. Engaiolados, o seu dono pode levá-los para onde quiser. Pássaros engaiolados sempre têm um dono. Deixaram de ser pássaros. Porque a essência dos pássaros é o vôo.

Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são pássaros em vôo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar. Ensinar o vôo, isso elas não podem fazer, porque o vôo já nasce dentro dos pássaros. O vôo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado.

Rubem Alves

terça-feira, 13 de abril de 2010


Esta é minha familia: razaõ da minha vida!!!!

Início do ano letivo!


Iniciamos nossas atividades em 01/03,estou com alunos de 7ª e 8ª séries. Começamos a trabalhar com os livros Liçoes do Rio Grande, onde juntamente com os alunos criamos ao término da unidade uma caixa de Antologia, que estão a disposição de todos na biblioteca da escola.
Criamos o texto a partir do gosto musical de cada aluno,sua características, seus desejos. Trabalahamos varias músicas,biografias para podermos montar nossa caixa de Memórias
!